JAF TRANSPORTES

Armazenagem de Cargas: Como Realizar de Maneira Eficiente

O armazenamento é uma das etapas mais importantes no processo do transporte de cargas, visto que é uma atividade que exige cuidados específicos por se tratar da estocagem de mercadorias. Com isso, tem como objetivo principal o acondicionamento das cargas a fim de não comprometer a sua integridade e assim garantir eficiência e qualidade nas operações logísticas.

Neste contexto, é fundamental atentar-se a este processo, pois erros de estocagem podem ocasionar em produtos com avarias, danificados ou até mesmo ocorrer perdas. Por isso, é preciso realizar o armazenamento adequado de acordo com as especificações de cada produto, para que tenha controle e evite-se prejuízos.

Devido a isso, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir veja como realizar o armazenamento de cargas de maneira eficiente. Acompanhe e saiba tudo.

Primeiro, conheças as cargas

Primordialmente, deve-se conhecer as cargas, já que ao recebê-las no centro de distribuição é preciso organizá-las e acondicioná-las adequadamente a fim de otimizar o processo. Sendo assim, ao conhecer cada mercadoria, entenderá suas características, já que cada uma exige armazenagem específica.

Desse modo, materiais como substâncias tóxicas, radioativas, inflamáveis, corrosivas e com alto nível de perecibilidade, são armazenados separadamente conforme as medidas de segurança solicitadas.  Além do mais, existem ainda as cargas perigosas, às quais necessitam de cuidados redobrados, já que podem colocar em risco a integridade dos colaboradores. 

Reserve e controle os espaços vazios

Outro ponto importante para que o armazenamento de cargas seja eficaz, trata-se da necessidade de reservar os espaços corretamente. Logo, a organização deve ocorrer de acordo com as características das mercadorias, como peso, temperatura, tolerância a luz, manuseio, toxicidade, entre outros. Assim, com os espaços reservados, a separação dos materiais asseguram maior controle e evitam-se possíveis falhas. 

Ademais, é primordial o controle dos espaços vazios nos armazéns, com a intenção de evitar desperdícios das áreas funcionais e financeiras. De modo geral, a eficiência deste setor se deve pelo bom aproveitamento dos espaços no centro de distribuição, por isso, quando houver espaços sobrando recomenda-se utilizá-los para guardar outros materiais.

Posicione as cargas estrategicamente

A saber, os produtos devem ser posicionados estrategicamente durante o seu armazenamento no intuito de facilitar a movimentação das cargas. Deste modo, torna-se mais fácil identificar cada item, além de reduzir tempo e energia durante o manuseio. Em função disso, o posicionamento é dividido por peso, tamanho, necessidades com acondicionamento, taxas de uso, índices de reposição, tempo de ressuprimento, dentre outros.  

Sinalização e avisos

Geralmente, as sinalizações e avisos são essenciais para manusear e acondicionar corretamente cada produto. Além disso, aumenta a segurança dos colaboradores envolvidos no processo de estocagem e movimentação das mercadorias, como resultado, reduz custos e possíveis avarias.

Assim sendo, recomenda-se que os avisos e as sinalizações estejam visíveis a todos para que consigam acessar e movimentar as cargas de forma mais rápida. Pois, caso contrário, podem ocorrer acidentes que comprometem a integridade física tanto das cargas quanto dos profissionais. 

Embalagens

É crucial verificar o estado das embalagens dos produtos, com intuito de certificar que as mesmas estão em perfeitas condições, uma vez que são elas que protegem e conservam a integridade das cargas.

Assim também, por meio delas identifica-se o conteúdo, rótulos e informações gerais relacionadas aos produtos. Consequentemente, assegura melhor movimentação das cargas e ainda reduz os riscos à exposição que prejudiquem as condições de uso. 

Utilize tecnologia e equipamentos ideais

O uso de tecnologia e outros equipamentos auxiliam os processos de armazenagem e os tornam automatizados. A partir disso, simplifica os processos, além de disponibilizar benefícios como identificação mais rápida dos produtos, redução de riscos e obtenção de números relacionados à quantidade de mercadorias armazenadas. Além do que, ajuda a garantir mais segurança, qualidade e agilidade no controle dos armazéns e nas tomadas de decisão, gerando maior transparência das operações.

Portanto, o armazenamento de cargas necessita seguir as recomendações mencionadas anteriormente para que seja realizada de maneira eficiente. Com isso, garante que as mercadorias sejam conservadas e mantém sua integridade, evitando-se prejuízos com possíveis perdas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PESQUISAR

POSTS RECENTES

Open chat
Precisa de ajuda?