A roteirização de entregas é uma tecnologia crucial para empresas que atuam com transporte de cargas, pois auxilia no planejamento, especialmente quando se trata de operações com grandes quantidades de cargas. Em vista disso, cada vez mais empresas do ramo têm implementado o sistema de roteirização, já que proporciona redução de custos e otimização dos processos.
Neste contexto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir entenda o que é e como funciona a roteirização de entrega. Confira:
O que é a roteirização de cargas?
Sobre a definição de roteirização, trata-se de um processo que organiza as possíveis rotas de entregas ou coletas, a fim de evitar adversidades que resultariam em atrasos. Desse modo, por meio desse sistema permite traçar rotas que fujam de congestionamentos, pedágios, rodovias perigosas, estradas sem infraestrutura, entre outros.
Basicamente é uma prática que aumenta a previsibilidade das operações, por isso, exige planejamento adequado por parte do gestor, visto que assim encontrará as melhores soluções para os desafios existentes.
Como funciona a roteirização de entregas?
Com a roteirização de entregas realiza-se um mapa logístico acerca de como os veículos devem proceder em cada entrega. Sendo assim, define-se pontos de partidas e de chegadas, quais os caminhos deverão ser seguidos, escolha dos melhores horários de saída e estimativa da chegada. Logo, a principal finalidade do roteirizador é criar um passo a passo completo que integre o transporte e o planejamento logístico.
Os tipos de roteirização
De modo geral, o gestor decide qual a melhor forma de traçar as rotas a partir de uma análise sobre as vantagens que serão proporcionadas. Assim, entre os principais tipos de roteirização estão:
- Separação manual: por CEP ou rota, o motorista quem sequência e faz as rotas;
- Separação semi-automática: o sistema faz uma primeira separação baseada em um cadastro de CEP ou rota, e alguém opera e faz os ajustes adicionais;
- Separação e Roteirização semi-automática: um roteirista seleciona quais atendimentos vão para cada veículo e o sistema gera a rota e coloca os atendimentos na melhor ordem de entrega possível;
- Roteirização automática: sistema separa e sequencia toda a massa de entregas e coletas, utilizando a geolocalização que traça uma rota muito mais assertiva e o roteirista apenas confere no fim do processo.
Os benefícios da roteirização
Certamente a roteirização dispões de benefícios diversos para a transportadora que a aplica, como por exemplo:
Aumento da produtividade
Um dos principais pontos benéficos da roteirização é o aumento da produtividade, visto que diminui a ociosidade e adquire ganhos no tempo operacional. Além disso, o uso dos indicadores de controle e resultado também auxilia na melhoria da produtividade.
Redução de riscos
As atividades do transporte de cargas, expõe tanto as frotas, como as cargas e os motoristas a riscos diariamente. Com a implementação de ferramentas tecnológicas como o roteirizador, diminui consideravelmente esses riscos.
Satisfação dos clientes
Entregar um bom atendimento e serviço satisfatório aos clientes é primordial para qualquer negócio. Por esse motivo, que estratégias como a roteirização certamente farão toda a diferença, ainda mais por conta da preocupação de realizar as entregas no prazo estipulado.
Melhor conservação dos veículos
A possibilidade de avaliar as condições das estradas interfere diretamente na conservação dos veículos, dado que evitarão estradas com péssimas condições de tráfego. Com isso, aumenta-se a vida útil das frotas e diminui as chances de acidentes ou danos às cargas.
Economia de combustível
Estima-se que o roteirizador reduz em mais de 30% os quilômetros rodados para efetuar uma entrega. Dado isso, otimiza o trajeto de entrega e como consequência diminui os gastos com combustível.
Portanto, a roteirização é uma ferramenta tecnológica que possibilita múltiplos benefícios tanto para as empresas como para seus clientes. Neste sentido, é um investimento que vale a pena nas operações logística, pois resulta em retornos positivos e ainda é considerada uma importante estratégia na rotina diária das transportadoras.