No setor logístico é crucial a busca por estratégias que garantam maior eficiência dos processos, produtividade e redução de custos. Com isso, uma importante forma de atingir esses objetivos é por meio da logística de distribuição, principalmente porque trata-se da última fase nas operações e que mais se aproxima dos clientes.
Em função disso, essa aproximação é crucial para auxiliar no que diz respeito às opiniões dos clientes sobre os serviços prestados pela empresa. Neste sentido, a experiência gerada ao cliente vai fazê-lo optar ou não por adquirir as soluções oferecidas. Assim, a logística de distribuição precisa de planejamento, adoção de novas estratégias, comprometimento e muita atenção.
O que é logística de distribuição?
A logística de distribuição refere-se ao conjunto de atividades que envolvem a gestão de mercadorias, desde quando eles saem da fábrica até a entrega ao destinatário final. Contudo, durante essa operação ocorrem outras atividades que estão relacionadas às etapas de estocagem, vendas, transporte de mercadorias e prestação de contas.
Como funciona a logística de distribuição?
De modo geral, a logística de distribuição funciona como método de otimização no momento de distribuir as mercadorias, no intuito de torná-la mais ágil e segura. Deste modo, é essencial que siga um conjunto de estratégias que compreenda vários departamentos da empresa, como por exemplo, o marketing e o comercial. A partir disso, os departamentos buscarão as melhores formas de comunicação com o cliente, além de como ocorrerá a estocagem de cada produto.
Qual a importância dessa logística?
Quando a logística de distribuição é aplicada possibilita o maior controle sobre as mercadorias durante o transporte. Isso porque, terá acesso às informações dos fornecedores sobre a quantidade de itens produzidos e quanto foi adquirido pelo cliente. Por isso, facilita o planejamento e também permite analisar se o espaço dos armazéns é suficiente para atender as demandas.
Neste contexto, torna o fluxo de mercadorias mais eficiente e evita problemas, como depósito superlotados ou vazios, e clientes insatisfeitos com entregas atrasadas. Além disso, reduz gastos desnecessários, já que o bom planejamento e com processos bem definidos, identifica-se os desperdícios e assim adota novas ações para evitá-los.
Etapas da logística de distribuição
Para aplicar a logística de distribuição é necessário seguir algumas etapas, entre as quais estão:
Gestão de transportes – Considerada a principal etapa da logística, pois, é através dela que se define como a carga será transportada. Ou seja, ajuda a determinar questões como qual o melhor modal para a distribuição das cargas, ou ainda, se deve contratar uma empresa terceirizada para realizar a entrega.
Em função disso, recomenda-se fazer um planejamento de rotas a fim de determinar o melhor trajeto. Outro ponto é que a gestão de transporte permite definir a previsão exata da data de entrega ao cliente.
Checagem e expedição – Esta etapa abrange a conferência de cargas, o qual ajuda a identificar os tipos de mercadorias, a quantidade e o destino. Assim sendo, certifica-se que os clientes receberão o pedido certo, a fim de evitar reclamações e devoluções. E para tornar a conferência das cargas mais rápidas e precisas existem equipamentos como leitores de códigos de barras.
Controle de frete – É necessário saber exatamente quanto cobrar pelos serviços prestados. Por esse motivo, a administração do frete torna-se importante, visto que implica atividades diversas como averiguar quais são os preços praticados no mercado e assim se manter atualizada com a tabela de preços.
Indicadores de desempenho – Conhecidos também como KPIs, auxiliam os gestores a checar se o planejamento está sendo cumprido. Além do mais, disponibiliza as informações como número de devoluções de produtos e sobre os eventuais atrasos nas entregas. Dessa forma, os indicadores ajudarão a identificar os problemas e também disponibilizará ideias para solucioná-los.
Roteirização – Trata-se do planejamento de rotas, o qual tem como finalidade encontrar os melhores caminhos, evitando por exemplo, fluxos intensos de trânsito, pedágios, rodovias esburacadas e/ou perigosas. Consequentemente, o trajeto de entrega se tornará mais seguro e preciso, assegurando ainda, economia de combustível e manutenção dos veículos.
Portanto, a logística de distribuição é uma estratégia importante para garantir maior eficiência nos processos, principalmente na etapa de entrega. A sua aplicação resulta em benefícios relevantes para o setor, já que funciona por meio de etapas que proporcionam maior visibilidade seja dos gargalos existentes ou das soluções do mesmo.