A carga de lotação como o próprio nome já diz trata-se de cargas que ocupem o espaço máximo do veículo. Logo, neste tipo de entrega, as cargas são exclusivamente de uma única empresa e destinadas a um único endereço, usualmente sai da armazenagem ou centro de distribuição para as lojas, por exemplo.
Assim também, no transporte de cargas de lotação não são feitas outras entregas ao longo do percurso, sendo que há somente um ponto de partida e um destino em todo processo. Com essas características, as empresas que utilizam esse tipo de transporte contam com alguns benefícios, ainda mais quando existe um planejamento estratégico que avalia as necessidades.
Desse modo, para entender melhor este assunto, a seguir preparamos 4 dicas imprescindíveis para o transporte de cargas de lotação. Acompanhe a seguir e saiba tudo!
1 – Organização da Carga
Primordialmente, uma das maiores preocupações dos gestores em relação aos processos logísticos é quanto à organização das cargas. E este fator é um dos principais quando o assunto é transporte de cargas de lotação, já que aproveita melhor o espaço do veículo e assim aumenta a eficiência e agiliza a cadeia de produção.
Devido a isso, essa modalidade de transporte facilita a disposição dos itens, sendo possível utilizar toda a capacidade de compartimentos sem que isso represente prejuízos como danos às cargas ou atrasos nas entregas. Por consequência, reduz custos que fossem gerados por avarias, por exemplo, permitindo então que os recursos sejam aplicados em outras áreas.
2 – Agilidade na entrega
Geralmente, o transporte de cargas de lotação, facilita que as entregas sejam feitas no prazo estipulado. Isso ocorre porque o veículo é carregado no endereço de origem e só haverá mercadorias desembarcadas no destino final, sem que haja paradas.
Sendo assim, assegura mais exatidão no recebimento de insumos para produção ou nas entregas aos consumidores. Com isso, otimiza a cadeia produtiva e aumenta a satisfação dos clientes, visto que receberão seus produtos com qualidade, rapidez e segurança. Por isso, é importante organizar um planejamento que garanta essa agilidade nas entregas.
3 – Segurança
Certamente os roubos de cargas são as maiores preocupações do setor logístico, em vista disso, as transportadoras estão sempre em busca de encontrar soluções que possam enfrentar esses desafios.
Por essa razão, o transporte de cargas de lotação é uma das modalidades que diminui as chances dessas ocorrências, uma vez que não existem paradas durante o trajeto e assim há menos exposição à carga.
4 – Redução de custos
A redução de custos é vista como primordial, dado que isso contribui diretamente no controle de gastos, além do mais quando comparado às outras modalidades do transporte de cargas.
Neste contexto, a carga de lotação é mais barata, principalmente porque ao longo do trajeto de entrega não existe carga ou descarga, o que poupa taxas e custos de armazenagem e movimentação. Mas essa redução também ocorre por conta da organização das cargas, já que otimiza os espaços nos veículos. Além disso, as incidência de avarias e acidentes durante o transporte e manuseio de mercadorias colaboram para que haja ainda menos custos nas operações do transporte de cargas de lotação.
Portanto, o transporte de cargas de lotação é um dos mais importantes para que as entregas sejam realizadas de maneira rápida e eficiente, com qualidade e segurança. Por isso, essa modalidade é recomendada para empresas que necessitam ocupar todo espaço do veículo. E a JAF dispõe da modalidade de transporte de cargas de lotação, com agilidade, qualidade e segurança.